Letras

Formação Pedagógica

Curso 100% EaD
Área de Atuação: Educação
Carga Horária: 1240H
Disciplina Carga Horária
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 40H
Psicologia da Educação 40H
Didática 40H
Filosofia da Educação 40H
Sociologia da Educação 40H
Educação de Jovens e Adultos (EJA) 40H
Avaliação da Educação Básica 40H
Língua Portuguesa 60H
Linguística 60H
Literatura 80H
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80H
Ética Profissional 40H
Inovações Tecnológicas 40H
Língua Brasileira de Sinais - Libras 40H
Bases Socioantropológicas dos Afrodescendentes e Povos Indíginas 40H
Educação em Direitos Humanos 40H
Literatura Infanto/Juvenil - Compreensão e Produção de Textos 40H
Português- Conteúdos e Métodos - Metodologia da Alfabetização 40H
Estágio Supervisionado 400H

Atividades Complementares

Ao longo do curso de Segunda Licenciatura o aluno deverá realizar 160 (cento e sessenta) horas de atividades complementares e 100 (cem) horas para matrículas em Formação pedagógica, como cursos de conhecimento e aprofundamento em sua área especifica. Isso pode ser feito online através de minicursos, extensões, seminários e monitoria.

Estágio Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado é um componente obrigatório, da organização curricular, das licenciaturas, sendo uma atividade específica, intrinsecamente, articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico. A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas. O Estágio está regulamentado pela Lei Federal nº 11.788, de 26 de setembro de 2008.

Todos os documentos necessários para a realização do estágio, como: Carta de Apresentação, Termo de Compromisso, o aluno poderá solicitar através do e-mail: tutoriaestagio@faculdadecni.com.br. A pasta de estágio deverá ser enviada para o mesmo e-mail. A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas.

Saiba mais: Dispensa de Estágio: Aproveitamento de Docência - Licenciaturas

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, esclarece em seu Art.15, nos §§ 6º e 7º, quanto o obrigatoriedade do estagio supervisionado e a redução de carga horária para quem exerce a atividade de docente:

§6º O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade específica intrinsecamente articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico.

§ 7º Os portadores de diploma de licenciatura com exercício comprovado no magistério e exercendo atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 100 (cem) horas. Documentos comprobatórios que exerce a docência:

Se empregado em empresa privada:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (original e cópia das folhas que contém a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho);
  • Contrato de trabalho – na falta de registro em carteira;
  • Declaração de atividades exercidas.

Se funcionário público:

  • Portaria ou Ato de Nomeação;
  • Contrato de Trabalho - no caso de contrato por tempo determinado;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (original e cópia das folhas que contém a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho), apenas para celetista;
  • Declaração de atividades exercidas.
No momento, não é possível efetuar matrícula neste curso.